Digital Research

Aprenda técnicas de pesquisa em ambientes digitais
com ferramentas gratuitas

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Comece a desenhar sua pesquisa agora!

  • 07
    cursos online

    etnografia, análise de redes, linguística e mais

  • +350
    atividades

    entre vídeo aulas,
    leituras e exercícios

  • Bônus:

    Para os 50 primeiros inscritos, receba em casa
    2 livros do IBPAD

  • 70
    horas

    sem contar as principais referências de pesquisas

Para pesquisadores e acadêmicos que querem utilizar métodos digitais em suas pesquisas

Grupos de Pesquisa que estudaram com o IBPAD

Certificado reconhecido pelo mercado

O IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.

Desenvolva suas pesquisas com o auxilio de ferramentas gratuitas

Por que estudar com o IBPAD?

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  • Experiências Reais

    Experiências reais Cursos produzidos por profissionais com experiência de mercado.

  • Rigor Científico

    Rigor científico Curadoria com foco na seleção das principais referências científicas.

  • Inovação

    Inovação O conteúdo aborda as principais técnicas e ferramentas de ponta da área.

  • Foco no Digital

    Foco no Digital Visão estratégica na transformação digital que os dados podem proporcionar.

Conteúdo aprovado por mais de 3.000 profissionais

O que você irá aprender

A formação Digital Research é ideal para pesquisadores que desejam implementar
técnicas e aprender novas ferramentas em seus projetos de pesquisa

  • 01. Etnografia em Mídias Sociais

    Um dos cursos mais famosos do IBPAD, apresenta densas discussões teóricas e frameworks reais para prática de atividades etnográficas no ambiente online. Conheça técnicas de coleta de dados, aprenda como construir um projeto de pesquisa e como delimitar seu objeto de estudo!

    Qtd. Aulas: 76

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  • 02. Algoritmos, Viés e Subjetividade

    Para uma visão mais apurada e crítica sobre o exercício de pesquisa com/em mídias sociais, o curso apresenta e levanta debates sobre as famosas “bolhas” criadas por algoritmos e outros tipos possíveis de vieses.

    Qtd. Aulas: 29

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  • 03. Linguística de Corpus para Comunicadores e Pesquisadores de Mercado

    Nem só de de números e métricas vive o pesquisador de mídias sociais. Com um denso fundamento teórico e a apresentação de técnicas conceituais, o curso mostra ferramentas para a análise de grandes corpus textuais, como Voyant Tools e AntConc.

    Qtd. Aulas: 60

    Ver detalhes do curso
  • 04. Análise de Redes para Mídias Sociais

    O curso apresenta a metodologia que mais ganhou relevância nos últimos anos em análise de mídias sociais. Aprenda como utilizar o software gratuito Gephi, criar redes interativas, capturar dados relacionais de Facebook, Twitter, Youtube e muito mais.

    Qtd. Aulas: 130

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  • 05. Gerenciamento Bibliográfico e Mendeley

    Aprenda como organizar o conhecimento, fazer boas pesquisas bibliográficas e integrar a poderosa ferramenta Mendeley em seu dia a dia de pesquisador.

    Qtd. Aulas: 33

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  • 06. Produção de Cartografia e Análise de Mapas [NOVO!]

    O curso apresentará noções técnicas de produção de mapas e rotas em sistemas de informações geográficas (GIS), conceitos teóricos da Cartografia enquanto método científico, além de metodologias de análise de informações de participação pública em GIS via GoogleMaps e OpenStreetMap.

    Qtd. Aulas: 40

    Ver detalhes do curso
  • 07. Desenhe sua Carreira

    Por fim, como dar aquele salto na sua carreira? Daniela Gebenlian vai lhe ajudar a pensar e estruturar melhor os passos que você deseja para o seu futuro.

    Qtd. Aulas: 26

    Ver detalhes do curso

Bônus: receba em casa a versão impressa do livro "Estudando cultura e comunicação"
da Editora IBPAD

Distribuição apenas para os 50 primeiros inscritos. Não perca a oportunidade!

Faça sua inscrição e receba em casa o livro “Estudando Comunicação e Sociedade com Mídias Sociais”(2018) que foi classificado como referência na pesquisa “O Profissional de Inteligência em Mídias Sociais no Brasil 2018”.

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  • 6 Cursos incluídos

  • + de 350 atividades

  • Certificado de 62 horas

  • 2 Livros impressos (100 primeiros)

  • Comunidade exclusiva de alunos

  • Acesso por 12 meses

De R$ 2.446,00 por R$ 1.550,00

ou em 6x sem juros de

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Conheça nossas outras formações

Ficou com alguma dúvida?

Não existe pré-requisito em termos de conhecimento. Os cursos do IBPAD são elaborados cuidadosamente para quem vai dar o primeiro passo na área, ao mesmo tempo em que pessoas com experiência podem aproveitar de diversos pontos para consolidarem seus conhecimentos.

Em termos de infraestrutura, você vai precisar de acesso a internet. Os cursos podem ser assistidos através do celular/tablet, mas boa parte das ferramentas nós sugerimos o uso de um computador.

Ressaltamos que para o curso de Análise de Redes, você deverá instalar o software Gephi, e será necessário utilizar um computador com, no mínimo, 4gb (ideal são 8gb) de memória.

Claro! Os cursos online do IBPAD foram desenvolvidos após dezenas de turmas presenciais em cursos abertos e fechados. Recebemos feedbacks, ajustamos exercícios, perguntas e exemplos ao longo do tempo. Nossos cursos foram desenvolvidos exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira. Além disso, oferecemos diversos formatos de aulas, para que seu aprendizado seja sempre dinâmico e interativo.
  • Vídeo-aulas de estúdio: aulas principais com lettering e animações para facilitar o aprendizado;
  • Vídeo-aulas de captura de tela: exibição de slideshows ou ferramentas com locução dos professores;
  • Tutoriais: descrição de uso de ferramentas com telas e passo a passo;
  • Leituras orientadas: indicação de trechos de artigos, reportagens, dissertações, teses;
  • Artigos exclusivos: textos criados especificamente para os cursos;
  • Quizzes: pequenos questionários para fixação e avaliação do conhecimento;
  • Trabalhos: avaliações práticas de produção de relatórios e análises.

Sim! A demanda do mercado por profissionais capacitados em ciência de dados na área de comunicação e marketing digital é imensa. Queremos oferecer uma experiência de aprendizado para alavancar a sua carreira!

Essa é uma ótima ideia. Empresas como Bradesco, Globo, Gol Linhas Aéreas e muitas outras já fizeram o mesmo. Se você for um servidor público, instituições como Senado Federal, Tribunais de Contas e Ministérios também. Entre em contato conosco no e-mail contato@ibpad.com.br ou pelos telefones:


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ementa

Monitoramento e Inteligência em Mídias Sociais

Módulo 1

  • Da Pesquisa ao Monitoramento
  • Liberação do Pólo Emissor
  • Mídias Sociais: definição e dados
  • Perfis, conexões, conteúdos
  • Mercados são Conversações
  • O Mercado de Monitoramento
  • Monitoramento ou Métricas
  • Briefing, Objetivos e Demanda de Informação
  • Objetivos da Comunicação
  • Exemplos de relatórios com diferentes objetivos
  • Monitoramento de Imagem nas Organizações
  • Tipos de Busca no Monitoramento – parte 1
  • Criando Keywords de Busca
  • Operadores de Busca no Twitter
  • TAGS
  • A importância da busca/análise exploratória
  • Monitoramento e Relacionamento
  • Quiz Módulo 1
  • Exercício – Fazendo ou Refazendo Briefing

Módulo 2

  • Hierarquia das Necessidades de Maslow
  • Netlytic
  • Netlytic – cadastro e busca no Twitter
  • Netlytic – busca no Twitter (2)
  • Netlytic – busca de hashtag no Instagram
  • Netlytic – análise de texto
  • Abrindo arquivos .CSV ou .TAB
  • Leitura orientada – Aplicação do Netlytic
  • Tipos de Busca no Monitoramento – parte 2
  • Netlytic – busca geolocalizada no Instagram
  • Geolocalização – aeroporto
  • Netlytic – análise de rede
  • Netlytic – relatório
  • Reconhecimento de Imagem
  • Desafios do Reconhecimento de Imagem
  • Inteligência e Diferencial Competitivo
  • Análise de Sentimento
  • Case de Análise de Sentimento
  • Relatórios #Fail
  • Análise Automatizada e Análise Manual = mesmos resultados?
  • Leitura Orientada – Análise de Sentimento
  • YouTube – Geo Search Tool
  • Exercício – Critérios de Sentimento
  • Hora da Interação

Módulo 3

    • Netvizz 1
    • Netvizz 2
    • Netvizz – estudo de cultura
    • Tipos de Ferramentas
    • Escolhendo Ferramentas – parte 1
    • Escolhendo Ferramentas – parte 2
    • Checklist de Ferramentas
    • Classificação: Táticas e Tags – parte 1
    • Decomposição
    • Demanda
    • Classificação e SMC
    • Classificação: Táticas e Tags – parte 2
    • Descoberta
    • Implementação
    • Exercício – Google Scholar
    • Exemplo de Relatório – Emoções
    • Regras
    • Case – Uso de Regras
    • Analisando – dos dados ao conhecimento
    • Pirâmide DIKW
    • Espontaneidade no monitoramento de mídias sociais
    • Análise da Informação
    • Quiz – Módulo 3
    • Exercício – Árvore de Tags

    Módulo 4

        • Tipos de Análise – parte 1
        • Reatividade nas Mídias Sociais
        • Tipos de Análise – parte 2
        • Relatórios – Segunda Tela
        • Estudando Audiências
        • Medindo o Sentimento da Sociedade
        • Análise Política e Eleitoral com Netvizz
        • Correlação de palavras para analisar conversas
        • Usando nuvem de palavras para analisar conteúdo
        • Usando a Voyant Tools com Monitoramento
        • Tipos de Entregas e Relatórios – parte 1
        • Relatórios x Infográficos
        • Exemplos de infográficos
        • Tipos de Entregas e Relatórios – parte 2
        • Relatórios e alertas diários
        • Relatórios – Datas Sazonais
        • Monitoramento de Agências
        • Clipping no Monitoramento
        • Quiz – Módulo 4
        • Vamos interagir?

        Monitoramento Eleitoral

          • Monitoramento para Eleições: O que muda?
          • Panorama internacional da inteligência de dados em eleições
          • Case – Debate Eleitoral
          • O que e onde monitorar?
          • Monitoramento e Legislação Eleitoral
          • Como escolher ferramentas de monitoramento eleitoral
          • Tags, Temas – o que analisar?
          • Tipos de entregas em monitoramento eleitoral
          • Robôs, fakes e ciborgues nas eleições
          • Estratégias de monitoramento para identificação de detratores
          • Integrando com Pesquisa de Intenção, Opinião Pública
          • Campanhas eleitorais
          • Monitoramento e novidades da legislação eleitoral para 2018

          Módulo 5

          • Relatório de Benchmarking
          • Exemplo – relatório de benchmarking
          • Brand Dominance
          • Monitoramento para otimização de conteúdo
          • Análise de monitoramento por horário
          • Tomada de decisão
          • Relatório de Evento
          • Exemplo de relatório – eventos
          • Relatório de Crise
          • Retaliação do Consumidor
          • Gerenciamento de Reputação
          • Gestão de Crise
          • Gerenciamento de Processos
          • Gestão de Conhecimento
          • Quiz – Módulo 5
          • Exercício – Mapeamento de Eventos

          Módulo 6

          • Monitoramento para SAC – parte 1
          • Monitoramento para SAC – parte 2
          • SAC e Social CRM
          • Case SAC
          • Monitoramento para Métricas – parte 1
          • Níveis de Engajamento
          • Monitoramento para Métricas – parte 2
          • SMM Standards
          • Escolhendo Métricas
          • Escolhendo gráficos e visualizações
          • Monitoramendo consciência de marca
          • Brand Awareness
          • Medindo Exposição de mídia
          • Influenciadores – tipologias
          • Maturidade
          • Estruturando Equipe – parte 1
          • Estruturando Equipe – parte 2
          • Hora da Interação
          • Quiz – Módulo 6
          • Trabalho Final
          • Bibliografia
          • 100 Fontes de Monitoramento
          • Feedback Curso
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