Módulo 1
- Da Pesquisa ao Monitoramento
- Liberação do Pólo Emissor
- Mídias Sociais: definição e dados
- Perfis, conexões, conteúdos
- Mercados são Conversações
- O Mercado de Monitoramento
04
cursos online
+250 atividades sobre monitoramento, pesquisas eleitorais, mapeamento e cartografia
11
professores
formação composta por profissionais referências nas áreas de Business Intelligence, Pesquisa Política e Ciência de Dados
Ferramentas
de monitoramento
Aprenda a utilizar as ferramentas (gratuitas e pagas) que são referência no mercado, no acompanhamento da campanha
58
horas
de aulas em uma certificação reconhecida pelo mercado
O IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.
Formação Científica Time de Mestres e Doutores em Ciência Política.
Inovação Aplicada Cursos produzidos por profissionais com experiência de mercado.
Compartilhamento de conhecimento Para que os alunos tenham mais autonomia no aprendizado
Em um dos cursos mais reconhecidos do mercado, apresentamos as principais ferramentas (Stilingue, mLabs, vTracker e Torabit) para coletar e analisar dados de mídias sociais. Com exemplos reais e atividades práticas, aprenda a confecionar os seus próprios relatórios.
O objetivo do curso é ensinar a coletar, analisar e a interpretar dados provenientes de plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, Blogs e notícias.
Qtd. Aulas: 144
Ver detalhes do cursoNeste módulo, apresentamos: o que são as mídias sociais; seus principais conceitos e elementos; o que é o monitoramento de mídias sociais; criação de keywords; briefing para diferentes entregas e negócios. Ao final, o aluno será capaz de criar queries de busca e fazer briefings de projetos de monitoramento.
No segundo módulo avançaremos nos tipos de buscas e coleta; uso da ferramenta Netylic; como escolher ferramentas; como funciona a análise de sentimento e vantagens de análise manual ou automatizada. Ao final do módulo, o aluno será capaz de criar um documento de critérios para análise de sentimento.
O terceiro módulo avança na geração de inteligência: como pensar tags, categorias e temas de forma inteligente com quatro táticas diferentes; como construir regras para classificação e alertas; e tipos de análise. Você será capaz de produzir sua própria árvore de tags.
No quarto módulo, o curso apresenta tipologia de relatórios, infográficos e tipos de entregas; material sobre estudo de conteúdo; segunda tela; clipagem; e relatórios diários.
O quinto módulo traz orientações sobre construção de relatórios de benchmarking; crises e retaliação do consumidor; otimização de conteúdo e eventos. Ao final, exercício de mapeamento de eventos.
O último módulo traz conteúdo sobre SAC; uso de monitoramento para métricas e performance; influenciadores; estruturação de equipe; e crise.
Módulo Bônus – Stilingue. Aprenda a usar a ferramenta Stilingue para aplicar os aprendizados em monitoramento e inteligência de mídias sociais.
Módulo Bônus – mLabs Aprenda a usar a ferramenta mLabs para aplicar os aprendizados em monitoramento e inteligência de mídias sociais.
Módulo Bônus – v-Tracker Aprenda a usar a ferramenta v-Tracker para aplicar os aprendizados em monitoramento e inteligência de mídias sociais.
Módulo Bônus – Torabit Aprenda a usar a ferramenta Torabit para aplicar os aprendizados em monitoramento e inteligência de mídias sociais.
Com professores Cientistas Políticos, trará técnicas, ferramentas e conceitos específicos para o profissional interessado em acompanhar, monitorar e gerar informações estratégicas e rápidas nas eleiçõe
Qtd. Aulas: 13
Ver detalhes do móduloQuem está atrás da tela? Dentro do monitoramento, o estudo de públicos é uma das melhores formas de entender como o contexto dos usuários ajuda a condicionar seu posicionamento. Para explorar o cenário eleitoral especificamente, vamos explorar a importância de estudar públicos e as dimensões estratégicas.
Como te encontrar? Como configurar a coleta para entender públicos? Na configuração de ferramentas, é importante explorar ao máximo o posicionamento e expressão dos diferentes nichos de atores que pautam as temáticas de nosso interesse. Dessa forma, conseguimos compreender o cenário de forma mais holística e propor ações mais eficientes.
Como sua privacidade limita meu relatório? A atual regulamentação de privacidade de dados, trabalhada pelas diferentes redes sociais a partir da GDPR, traz um novo cenário de coleta e análise de dados de público. É importante compreender quais são nossos limites de atuação e quais as principais formas de, mesmo dentro dos limites de uso de cada canal, trabalhar os contextos de público da melhor forma possível.
Extra, extra! Como a imprensa influencia? Quando trabalhamos com acompanhamento de opinião em eleições, é essencial entender a imprensa como um grande ator e influenciador. Dentro das redes sociais isso não é diferente. Precisamos entender como analisar o poder de pauta e viralização dos atores de mídia e como trabalhar sua repercussão junto à opinião de nosso usuário-alvo.
A psicologia do eu: personalidade e emoçõesUma das dimensões mais interessantes no trabalho de público em eleições é o estudo do impacto de emoções e dimensões psicológicas na tomada de decisão do voto. Várias formas de entender como o eleitor se comporta na relação racional x emocional já foram adaptadas para realidade brasileira e dados de redes sociais podem ser muito úteis para tomada de decisão estratégica.
It's all about perceptions: Não necessariamente estamos buscando verdades e mentiras ao analisar monitoramentos. O objetivo é buscar percepções, se colocando no papel de observador e não se juiz.
Entendendo a importância do contexto: Em eleições, por diversas vezes, o contexto é o rei. Nunca deve ser abandonado e sempre considerado. Desde a configuração de ferramentas de monitoramento até a análise.
Contextos Quantitativos: Os números de um relatório de devem ser sempre analisados em um determinado contexto. Por exemplo: Ter 1000 menções relativas ao seu candidato significam o que? Sem contexto algum, nada. Se você compará-las a um período anterior, a concorrentes ou ao "tamanho" de um local, com certeza alguma coisa.
Contextos Qualitativos: Da mesma maneira a análise de narrativas recorrentes deve ser feita com base no contexto daquela eleição, para identificar assim as mais relevantes.
A relevância do tagueamento: Um dos fatores mais relevantes pro voto é o ciclo onde está inserida. Por isso, taguear é preciso. Algumas ferramentas oferecem a possibilidade de se colocar múltiplas tags em usuários. Você pode, por observação, separar grupos do seu interesse e começar a agir. Grupos à esquerda, direita, do bairro, de assuntos e temas. A partir daí é hora de filtrar e fazer análises específicas.
A importância de um objetivo bem definido. Em diferentes eleições é necessário estabelecer diferentes objetivos que refletem no trabalho a ser realizado no monitoramento de redes.
Dicas para sua busca. Dicas para ajudar na hora de configurar a sua busca.
FakeNews: o que fazer?
Como fazer relatórios interessantes? Esse é um desafio. O primeiro e principal passo no formato é ter foco no cliente. E existem clientes visuais, sinestésicos ou auditivos.
No conteúdo, o importante é ser objetivo e estratégico. Entender o que realmente é relevante para cada público alvo. Sempre que possível incluir uma sugestão de ação para o cliente final.
Aprenda a construir mapas para identificar onde estão geograficamente os principais concorrentes/aliados de sua campanha e como otimizar os esforços das mobilizações presenciais.
O objetivo do curso é oferecer uma metodologia de análise quantitativas e qualitativas na confecção de cartografias e mapas eleitorais e capacitar profissionais de campanhas a criar estratégias de mobilização
Qtd. Aulas: 40
Ver detalhes do cursoNo primeiro módulo vamos entender os conceitos das geocomunicações, aprender sobre a história da cartografia e os usos do mapa online.
No segundo módulo, conheceremos a história do GoogleMaps, assim como técnicas para impulsionar negócios com o Geomarketing e o Mapeamento Concorrencial com mapas online.
O terceiro módulo, como um todo, têm o objetivo de destacar a importância da cartografia digital colaborativa. Aprenderemos também algumas técnicas de Mapeamento com OpenStreetMap.
Metodologias quantitativas e qualitativas em Mapas Online, são alguns aprendizados que teremos neste quarto módulo.
#1: Técnicas de Mapeamento Online
- Os mapeamentos vão desde a pré-candidatura até a gestão e o planejamento de reeleição
#2: Georreferenciamento de Intenção de Votos
- Análise de Dados do TSE (número votos da última eleição) e do número de votos exigido pelo coeficiente eleitoral em 2020;
- Criação de um modelo de Power Map aplicado em ações de campo
#3: Geoetiquetação das Ações da Candidatura
- Resolvendo problemáticas da logística de ações de campo
- Análise dos roteiros dos cabos eleitorais com base no Power Map
#4: Geolocalização de Públicos na Escala Local
- A localização como direcionamento e segmentação da mídia
- A territorialidade como fator de influência na decisão de voto.
Pesquisa de opinião é uma ferramenta fundamental para entender o jogo eleitoral. Para formuladores de estratégias, as pesquisas de opinião trazem dados relevantes para aumentar assertividade das decisões durante uma campanha Para analistas, são insumos fundamentais para entender melhor o cenário eleitoral. Para ambos, dados obtidos em pesquisas dão validade científica em seus insights."
Capacitar profissionais de campanhas eleitorais a demandar, a consumir de forma adequada e a criar estratégias utilizando dados de pesquisas.
Qtd. Aulas: 6
Ver detalhes do curso#1 – Opinião Pública e tipos de pesquisa
- Sobre o curso e principais referências
- Mas o que é opinião pública?
- Formação da opinião: Racional ou Emocional?
- Pesquisa quantitativa ou qualitativa?
- Quando grupos focais são importantes?
#2 – O que faz uma boa pesquisa?
- Pesquisas são confiáveis?
- Principais erros em pesquisas eleitorais
- Margem de erro e intervalo de confiança
- O que são as amostras?
- Vantagens e desvantagens
#3 - Questionários
- Como elaborar boas perguntas
- Perguntas "obrigatórias" em pesquisas eleitorais
- Erros em questionários: perguntas enviesadas
- Erros em questionários: ordem das perguntas
- Erros em questionários: problema de medida
- Melhores referências de questionários brasileiros
#4 – Pesquisas experimentais
- Correlação não é causalidade
- Pesquisas experimentais vs observacionais
- Uso da economia comportamental em campanhas eleitorais
- Como escolher o melhor tom para o candidato?
- Como escolher o melhor argumento?
- Como escolher a melhor "vacina" contra um ataque?
#5 – Relatórios e TSE
- Como bons relatórios de pesquisas são feitos
- Relatórios ou dashboards dinâmicos?
- Registro no TSE e legislação eleitoral de pesquisas
#6 – Consumo de Relatórios
- Como ler os relatórios e consumir as pesquisas disponíveis
- Relatórios ou dashboards dinâmicos?
Que tal construir relatórios sofisticados com mapas e filtros em tempo real? Comece a utilizar a poderosa ferramenta gratuita da Google e a conecte em diversas fontes de dados como Google Analytics, Facebook e Twitter.
Qtd. Aulas: 25
Ver detalhes do cursoNo primeiro módulo vamos entender os recursos básicos das dashboards e do Google Data Studio, além dos tipos de dados e gráficos.
No segundo módulo, vamos entender variáveis e métricas, representação de períodos, filtros e mapas.
No terceiro módulo, vamos aprofundar alguns pontos sobre os relatórios e como extrair e exportar os dados.
Além de diversas bases teóricas utilizamos duas publicações do IBPAD, que foram classificadas como referência na pesquisa “O Profissional de Inteligência em Mídias Sociais no Brasil 2018”. O material é completamente online e de fácil acesso.
Você pode conferi-los:
Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: metodologias, aplicações e inovações
4 cursos
+ de 250 atividades
58 horas de certificação
Material de apoio online
Grupo exclusivo de alunos
Aulas complementares e debates
12 meses de acesso
De R$ 1.757,90 por
R$ 1.191,00
ou em 6x sem juros de
R$
198
,50
no cartão de crédito
via Pagseguro
Social Media Intelligence
Digital Research
Não existe pré-requisito em termos de conhecimento. Os cursos do IBPAD são elaborados cuidadosamente para quem vai dar o primeiro passo na área, ao mesmo tempo em que pessoas com experiência podem aproveitar de diversos pontos para consolidarem seus conhecimentos.
Em termos de infraestrutura, você vai precisar de acesso a internet. Os cursos podem ser assistidos através do celular/tablet, mas boa parte das ferramentas nós sugerimos o uso de um computador.
Ressaltamos que para o curso de Análise de Redes, você deverá instalar o software Gephi, e será necessário utilizar um computador com, no mínimo, 4gb (ideal são 8gb) de memória.
Sim! A demanda do mercado por profissionais capacitados em ciência de dados na área de comunicação e marketing digital é imensa. Queremos oferecer uma experiência de aprendizado para alavancar a sua carreira!
Essa é uma ótima ideia. Empresas como Bradesco, Globo, Gol Linhas Aéreas e muitas outras já fizeram o mesmo. Se você for um servidor público, instituições como Senado Federal, Tribunais de Contas e Ministérios também. Entre em contato conosco no e-mail contato@ibpad.com.br ou pelos telefones:
Brasília — (61) 4042 2018
São Paulo — (11) 3042 0218
Rio de Janeiro — (21) 3942 2018
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