Formação Data Intelligence

Use dados para obter insights, construir narrativas e criar soluções data-driven em comunicação digital

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* obrigatório
  • 06
    cursos online

    estatística, monitoramento, análise de redes e mais

  • +400
    atividades

    entre vídeo aulas, leituras e exercícios

  • Bônus:

    Para os 100 primeiros inscritos, receba em casa
    2 livros do IBPAD

  • 68
    horas

    em uma certificação reconhecida pelo mercado

Para quem quer se tornar analista de dados com foco em marketing e comunicação digital

Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
"Cientista de dados está entre as carreiras listadas pelo Fórum Econômico Mundial como uma das mais relevantes para o mercado até 2020"
Meio & Mensagem
Meio & Mensagem
"É a partir do big data que as respostas de perguntas complexas virão"

Empresas buscam respostas de negócios no big data
Exame - Abril
Exame - Abril
"O big data está deixando de ser um assunto que só interessa a profissionais de tecnologia e se consolidando como um assunto importante no futuro de todas as carreiras."
Computer World
Computer World
"Companhias precisam de pessoas boas em matemática e estatística, que dominem tecnologias digitais e saibam transformar informações em negócios."
Olhar Digital
Olhar Digital
"De acordo com a IBM, o Big Data será tão importante para o mundo quanto o petróleo. Com isso, a necessidade de 'cientistas de dados' deve aumentar muito nos próximos anos."
Emarketer
Emarketer
Data Science Is in Demand at Ad Agencies - "Data science and analytics will be the technical skills most needed at digital ad agencies worldwide in the next two years, according to a poll by Marketing Land."

Certificado reconhecido pelo mercado

O IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.

Em colaboração com as principais ferramentas brasileiras

Por que estudar com o IBPAD?

70% das agências de publicidade
requisitam profissionais de Business Inteligence.
  • Experiências Reais

    Experiências reais Cursos produzidos por profissionais com experiência de mercado.

  • Rigor Científico

    Rigor científico Curadoria com foco na seleção das principais referências científicas.

  • Inovação

    Inovação O conteúdo aborda as principais técnicas e ferramentas de ponta da área.

  • Foco no Digital

    Foco no Digital Visão estratégica na transformação digital que os dados podem proporcionar.

Conteúdo aprovado por mais de 3.000 profissionais

O que você irá aprender

A formação Data Intelligence é ideal para profissionais que desejam se tornar
especialistas em inteligência de dados com foco em marketing e comunicação digital

  • 01. Estatística Básica para Comunicadores

    Para começar a formação com o pé direito, aprenda conceitos como amostragem, testes A/B e medidas de distribuição e dispersão, conhecimentos fundamentais sobre a disciplina que irá abrir as portas para o universo de Data Intelligence.

    Qtd. Aulas: 47

    Ver detalhes do curso
  • 02. Monitoramento de Mídias Sociais

    Em um dos cursos mais reconhecidos do mercado, apresentamos as principais ferramentas (Stilingue, mLabs, vTracker e Scup) para coletar e analisar dados de mídias sociais. Com exemplos reais e atividades práticas, aprenda a confecionar os seus próprios relatórios.

    Qtd. Aulas: 144

    Ver detalhes do curso
  • 03. Introdução à Visualização de Dados

    Depois de coletar e analisar, aprenda como apresentar os dados de forma adequada. Neste curso você irá aprender os principais conceitos, as boas práticas e as ferramentas de dataviz como Google Maps, Tableau, RawGraph, dentre outras.

    Qtd. Aulas: 54

    Ver detalhes do curso
  • 04. Dashboard Google Data Studio

    Que tal construir relatórios sofisticados com mapas e filtros em tempo real? Comece a utilizar a poderosa ferramenta gratuita da Google e a conecte em diversas fontes de dados como Google Analytics, Facebook e Twitter.

    Qtd. Aulas: 25

    Ver detalhes do curso
  • 05. Análise de Redes para Mídias Sociais

    Agora é a hora de dar aquele passo para análises ainda mais sofisticadas! O curso apresenta a metodologia que mais ganhou relevância nos últimos anos em análise de mídias sociais, apresentando como utilizar o software gratuito Gephi, criar redes interativas, capturar dados relacionais de Facebook, Twitter, Youtube e muito mais.

    Qtd. Aulas: 130

    Ver detalhes do curso
  • 06. Desenhe sua Carreira

    Por fim, como dar aquele salto na sua carreira? Daniela Gebenlian vai lhe ajudar a pensar e estruturar melhor os passos que você deseja para o seu futuro.

    Qtd. Aulas: 26

    Ver detalhes do curso

Aprenda com os melhores

Nossos professores são referência na área de Business Intelligence e Ciência de dados

Conheça nossas outras formações

Ficou com alguma dúvida?

Não existe pré-requisito em termos de conhecimento. Os cursos do IBPAD são elaborados cuidadosamente para quem vai dar o primeiro passo na área, ao mesmo tempo em que pessoas com experiência podem aproveitar de diversos pontos para consolidarem seus conhecimentos.

Em termos de infraestrutura, você vai precisar de acesso a internet. Os cursos podem ser assistidos através do celular/tablet, mas boa parte das ferramentas nós sugerimos o uso de um computador.

Ressaltamos que para o curso de Análise de Redes, você deverá instalar o software Gephi, e será necessário utilizar um computador com, no mínimo, 4gb (ideal são 8gb) de memória.

Claro! Os cursos online do IBPAD foram desenvolvidos após dezenas de turmas presenciais em cursos abertos e fechados. Recebemos feedbacks, ajustamos exercícios, perguntas e exemplos ao longo do tempo. Nossos cursos foram desenvolvidos exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira. Além disso, oferecemos diversos formatos de aulas, para que seu aprendizado seja sempre dinâmico e interativo.
  • Vídeo-aulas de estúdio: aulas principais com lettering e animações para facilitar o aprendizado;
  • Vídeo-aulas de captura de tela: exibição de slideshows ou ferramentas com locução dos professores;
  • Tutoriais: descrição de uso de ferramentas com telas e passo a passo;
  • Leituras orientadas: indicação de trechos de artigos, reportagens, dissertações, teses;
  • Artigos exclusivos: textos criados especificamente para os cursos;
  • Quizzes: pequenos questionários para fixação e avaliação do conhecimento;
  • Trabalhos: avaliações práticas de produção de relatórios e análises.

Sim! A demanda do mercado por profissionais capacitados em ciência de dados na área de comunicação e marketing digital é imensa. Queremos oferecer uma experiência de aprendizado para alavancar a sua carreira!

Essa é uma ótima ideia. Empresas como Bradesco, Globo, Gol Linhas Aéreas e muitas outras já fizeram o mesmo. Se você for um servidor público, instituições como Senado Federal, Tribunais de Contas e Ministérios também. Entre em contato conosco no e-mail contato@ibpad.com.br ou pelos telefones:


Brasília — (61) 4042 2018
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ementa

Monitoramento e Inteligência em Mídias Sociais

Módulo 1

  • Da Pesquisa ao Monitoramento
  • Liberação do Pólo Emissor
  • Mídias Sociais: definição e dados
  • Perfis, conexões, conteúdos
  • Mercados são Conversações
  • O Mercado de Monitoramento
  • Monitoramento ou Métricas
  • Briefing, Objetivos e Demanda de Informação
  • Objetivos da Comunicação
  • Exemplos de relatórios com diferentes objetivos
  • Monitoramento de Imagem nas Organizações
  • Tipos de Busca no Monitoramento – parte 1
  • Criando Keywords de Busca
  • Operadores de Busca no Twitter
  • TAGS
  • A importância da busca/análise exploratória
  • Monitoramento e Relacionamento
  • Quiz Módulo 1
  • Exercício – Fazendo ou Refazendo Briefing

Módulo 2

  • Hierarquia das Necessidades de Maslow
  • Netlytic
  • Netlytic – cadastro e busca no Twitter
  • Netlytic – busca no Twitter (2)
  • Netlytic – busca de hashtag no Instagram
  • Netlytic – análise de texto
  • Abrindo arquivos .CSV ou .TAB
  • Leitura orientada – Aplicação do Netlytic
  • Tipos de Busca no Monitoramento – parte 2
  • Netlytic – busca geolocalizada no Instagram
  • Geolocalização – aeroporto
  • Netlytic – análise de rede
  • Netlytic – relatório
  • Reconhecimento de Imagem
  • Desafios do Reconhecimento de Imagem
  • Inteligência e Diferencial Competitivo
  • Análise de Sentimento
  • Case de Análise de Sentimento
  • Relatórios #Fail
  • Análise Automatizada e Análise Manual = mesmos resultados?
  • Leitura Orientada – Análise de Sentimento
  • YouTube – Geo Search Tool
  • Exercício – Critérios de Sentimento
  • Hora da Interação

Módulo 3

    • Netvizz 1
    • Netvizz 2
    • Netvizz – estudo de cultura
    • Tipos de Ferramentas
    • Escolhendo Ferramentas – parte 1
    • Escolhendo Ferramentas – parte 2
    • Checklist de Ferramentas
    • Classificação: Táticas e Tags – parte 1
    • Decomposição
    • Demanda
    • Classificação e SMC
    • Classificação: Táticas e Tags – parte 2
    • Descoberta
    • Implementação
    • Exercício – Google Scholar
    • Exemplo de Relatório – Emoções
    • Regras
    • Case – Uso de Regras
    • Analisando – dos dados ao conhecimento
    • Pirâmide DIKW
    • Espontaneidade no monitoramento de mídias sociais
    • Análise da Informação
    • Quiz – Módulo 3
    • Exercício – Árvore de Tags

    Módulo 4

        • Tipos de Análise – parte 1
        • Reatividade nas Mídias Sociais
        • Tipos de Análise – parte 2
        • Relatórios – Segunda Tela
        • Estudando Audiências
        • Medindo o Sentimento da Sociedade
        • Análise Política e Eleitoral com Netvizz
        • Correlação de palavras para analisar conversas
        • Usando nuvem de palavras para analisar conteúdo
        • Usando a Voyant Tools com Monitoramento
        • Tipos de Entregas e Relatórios – parte 1
        • Relatórios x Infográficos
        • Exemplos de infográficos
        • Tipos de Entregas e Relatórios – parte 2
        • Relatórios e alertas diários
        • Relatórios – Datas Sazonais
        • Monitoramento de Agências
        • Clipping no Monitoramento
        • Quiz – Módulo 4
        • Vamos interagir?

        Monitoramento Eleitoral

          • Monitoramento para Eleições: O que muda?
          • Panorama internacional da inteligência de dados em eleições
          • Case – Debate Eleitoral
          • O que e onde monitorar?
          • Monitoramento e Legislação Eleitoral
          • Como escolher ferramentas de monitoramento eleitoral
          • Tags, Temas – o que analisar?
          • Tipos de entregas em monitoramento eleitoral
          • Robôs, fakes e ciborgues nas eleições
          • Estratégias de monitoramento para identificação de detratores
          • Integrando com Pesquisa de Intenção, Opinião Pública
          • Campanhas eleitorais
          • Monitoramento e novidades da legislação eleitoral para 2018

          Módulo 5

          • Relatório de Benchmarking
          • Exemplo – relatório de benchmarking
          • Brand Dominance
          • Monitoramento para otimização de conteúdo
          • Análise de monitoramento por horário
          • Tomada de decisão
          • Relatório de Evento
          • Exemplo de relatório – eventos
          • Relatório de Crise
          • Retaliação do Consumidor
          • Gerenciamento de Reputação
          • Gestão de Crise
          • Gerenciamento de Processos
          • Gestão de Conhecimento
          • Quiz – Módulo 5
          • Exercício – Mapeamento de Eventos

          Módulo 6

          • Monitoramento para SAC – parte 1
          • Monitoramento para SAC – parte 2
          • SAC e Social CRM
          • Case SAC
          • Monitoramento para Métricas – parte 1
          • Níveis de Engajamento
          • Monitoramento para Métricas – parte 2
          • SMM Standards
          • Escolhendo Métricas
          • Escolhendo gráficos e visualizações
          • Monitoramendo consciência de marca
          • Brand Awareness
          • Medindo Exposição de mídia
          • Influenciadores – tipologias
          • Maturidade
          • Estruturando Equipe – parte 1
          • Estruturando Equipe – parte 2
          • Hora da Interação
          • Quiz – Módulo 6
          • Trabalho Final
          • Bibliografia
          • 100 Fontes de Monitoramento
          • Feedback Curso
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